Como escolher o hotel com acessibilidade

Hoje vamos falar sobre como escolher o melhor hotel e ter certeza de que ele é acessível.

Nós já passamos por algumas experiências desagradáveis, o que nos mostrou que até o óbvio deve ser confirmado.

Imagem ilustrativa - Fonte: Internet


Meu primeiro passo é sempre olhar nos sites de busca de hotel mais populares, tipo Booking e Trivago, eles são os que contém o maior número de hotéis e pousadas independente do lugar que você está indo e também informações e avaliações das pessoas que se hospedaram antes.

O segundo passo é selecionar apenas os hotéis que atendem as suas necessidades, o filtro que uso sempre é "acessibilidade do quarto", na imagem abaixo da pra ver que existem vários "tipos".

Tipos de filtro sobre acessibilidade - Fonte: Booking

Seleciono os que são mais importantes pra nós, por exemplo que seja totalmente no térreo ou que tenha acesso por elevador, mas existem casos de pessoas que precisam prioritariamente que o banheiro tenha barras de apoio ou que tenha cadeira de banho, essa parte é bem pessoal e para nós uma das mais importantes.

Dentro das opções que respondem ao filtro de acessibilidade, parto pra busca do hotel pela proximidade do meu local de interesse ou menor preço, a partir da lista que é gerada eu começo a avaliar um por um:
  • Vejo todas as fotos
  • Comentários e avaliações das pessoas que se hospedaram
  • Confiro as comodidades do hotel e sobre os quartos

Ainda assim, se restar alguma dúvida entro em contato, uma ligação acaba sendo mais rápido, já que o email pode demorar para ser respondido.

Informações sobre o hotel - Fonte: Booking


Detalhes do quarto adaptado - Fonte: Booking

Outro ponto importante é que mesmo com filtro, alguns hotéis que não são adaptados aparecem na pesquisa, como exemplo a imagem abaixo, tem quarto adaptado, mas pra chegar até ele tem escadas, outro caso é quando se tem rampas e/ou elevadores mas nenhum quarto com o banheiro grande ou sem box, por isso é muito importante analisar um por um.

Detalhes do quarto não adaptado - Fonte: Booking

Antes de fazer a reserva, eu ainda olho o site do hotel pra saber se lá também tem informações e fotos sobre o quarto e a adaptação. Só ai faço a reserva no site, no espaço para observações, escrevo que:
  • Meu marido é cadeirante.
  • Somos um casal (pra garantir a cama correta, sim alguns hotéis tem apenas camas de solteiros nos quartos adaptados)
  • O quarto seja no térreo ou acessível através de rampas e/ou elevadores.
  • O banheiro seja grande e de preferência sem box.

Essas observações são importantes pra que o hotel também se prepare pra sua chegada e caso não consiga atender alguma necessidade entrem em contato, enviem um email ou te ligem pra tentar ajustar a reserva.

Minha dica é que você busque por grandes redes hoteleiras, que possuem na maior parte de suas unidades quartos preparados pra receber pessoas com necessidades especiais.

E o mais importante, não deixe de aproveitar o passeio ou desanime quando acontecer algum imprevisto.

Até a próxima!

Tecnologia do Blogger.
voltar ao topo